A antiga marca de suporte de tecnologia Scopus, controlada pelo Grupo Bradesco, foi adquirida pela IBM. A partir daí, foi necessário mudar a estratégia de serviços de suporte da IBM no país, assim como também desenvolver personalidade, nome, identidade visual e verbal para essa nova marca. Com isso, foram realizadas pesquisas, entrevistas com profissionais da antiga Scopus, da IBM e clientes, além de workshops entre equipes multidisciplinares de branding e profissionais das mais diversas frentes da IBM. Com esses insumos, a personalidade foi definida, assim como também o nome: proxxi. Um neologismo, que torna o nome ainda mais proprietário, sonoramente remete à palavra “proxy”, o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário o servidor. Quando o trocamos o “y” pelo “i”, esse nome se transforma em uma referência imediata à palavra “próxima”, um dos pilares dessa marca, que agora possui foco no relacionamento do cliente. Além disso, as três últimas letras “XXI” do nome, remetem ao século que estamos vivendo, trazendo um argumento contemporâneo à marca.

Após nome e marca definidos, foram desenvolvidas as identidades visuais e verbais que estão presentes em toda a comunicação da marca hoje.

Profissionais envolvidos: Ana Cotta, Fred Gallo e Anderson Ribeiro